Você pode perceber mudanças na sua pele que não gosta ou que deseja remover? De foliculite a cicatrizes, há opções de tratamento que permitem a remoção de suas mudanças na pele e restaurar uma aparência saudável. Existem três maneiras principais de remover alterações na pele – cortar, congelar e laser. Aqui estão algumas informações sobre cada um para ajudá-lo a tomar uma decisão informada.
Cortar (Exérese)
O procedimento de remoção de mudanças na pele através de um corte cirúrgico é conhecido como exérese. É usado para remover crescimentos cutâneos como verrugas, melanomas e tumores de tecido subcutâneo. O cirurgião fará uma incisão e usará um bisturi para remover o tecido afetado. Ele pode usar também agulhas para amputar partes específicas. Essa técnica é usada principalmente em tumores e crescimentos maiores.
Uma remoção cirúrgica é a forma mais eficaz de remover alterações na pele e é considerada mais rápida do que os outros dois métodos. O risco de cicatrização ou dano indesejado à pele circundante é menor com essa abordagem ou seja, o cirurgião pode usar precisão para remover o tecido afetado e evitar o dano da pele saudável. Apesar das vantagens, é necessário uma recuperação mais longa, pois é preciso ter cuidado para evitar complicações.
Congelamento (Crioterapia)
A crioterapia, também conhecida como congelamento, é um procedimento simples usado para remover pequenas áreas alteradas da pele. O frio congela a área a ser removida, o que destrói as células da pele e impede que elas se multipliquem. Uma vez que as células são destruídas, o inchaço e o obscurecimento da área afetada vão diminuindo até desaparecer por completo. O tecido morto, então, desprende-se da pele gradualmente.
A crioterapia é eficaz para remover áreas pequenas do corpo, como verrugas, verrucose, herpes e lesões cutâneas. É uma forma segura de remover mudanças cutâneas, com riscos mínimos de complicações. O tratamento é rápido, não requer anestesia ou medicamentos e é geralmente indolor. No entanto, o processo de remoção do tecido morto pode levar dias, o que faz com que um novo tratamento seja necessário em algumas áreas.
Laser
A terceira e mais avançada maneira de remover mudanças cutâneas é o tratamento a laser. Esse procedimento usa luz concentrada para penetrar na pele e remover o tecido alterado. A luz deixa na pele um efeito de queimadura ou ferimento que auxilia no processo de cicatrização. O processo leva de algumas semanas a meses para terminar.
Os lasers são muito úteis para remover áreas de pele escura, como sardas e manchas senis. Também é muito eficaz para remover cicatrizes, pequenas rugas, estrias, verrugas e outros crescimentos. O laser é geralmente ma is caro e requer algumas sessões para alcançar os resultados desejados. Não prevê a necessidade de limpeza ou tratamento adicional, além de não ser muito doloroso.
Conclusão
Cada um destes tratamentos tem seus prós e contras. A escolha é baseada na condição clínica de cada um e as preferências pessoais. Exérese pode ser útil para condições graves, enquanto congelamento e laser podem ser usados para condições mais brandas. Lembre-se de sempre ouvir os especialistas e pesquisar melhor antes de se submeter a qualquer tratamento.